top of page
Buscar
  • Foto do escritorLauro Criativa

Cultura em Foco: O Programa Paulo Gustavo em Lauro de Freitas e outras "coisitas" mais....


A cidade de Lauro de Freitas está prestes a viver um marco importante para a sua cultura. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), anuncia o aguardado lançamento dos editais do Programa Paulo Gustavo. Um momento que promete transformar e impulsionar as diversas esferas culturais do município.


Com um aporte considerável de recursos provenientes do Governo Federal, a iniciativa visa fortalecer áreas cruciais, promovendo a diversidade e elevando o padrão das manifestações artísticas e culturais locais. Mesmo diante do afastamento de parte da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), a importância desse programa não pode ser subestimada. É um convite para a participação ativa, para o diálogo e a contribuição de todos os envolvidos na construção cultural da cidade.


O investimento, aproximadamente R$ 1.7 milhão, será distribuído estrategicamente, fortalecendo desde produções audiovisuais até apoio a cineclubes e festivais, sem esquecer das salas de cinema, tão importantes para a disseminação da cultura audiovisual.


Mas o compromisso com a cultura de Lauro de Freitas não para por aí. Está previsto um investimento de cerca de R$ 10 milhões de reais proveniente do Fundo Municipal de Cultura em 2023, totalizando 11,7 milhões. Um investimento previsto em lei, que requer o comprometimento em proporcionar oportunidades e recursos essenciais para os agentes culturais e fazedores de cultura, fortalecendo a identidade e os talentos locais.


Há, no entanto, um desafio que não pode ser ignorado. A ausência da prestação de contas referentes a 2022 levanta questionamentos importantes. A transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos são fundamentais para o êxito e a credibilidade de iniciativas culturais. Cada membro do CMPC possui um papel cidadão nesse processo, contribuindo para a construção de uma cultura sólida e responsável, daí também a importância de se rever os modelos de prestação de serviços alocados a produtoras que na maioria das vezes é mais beneficiada que os fazedores de cultura.


O Programa Paulo Gustavo é um investimento no potencial criativo e cultural de Lauro de Freitas, mas é apenas 15% do total de recursos próprio do orçamento para investimento na Cultura Local. Promete impulsionar diversas áreas, valorizando talentos locais e promovendo a cidadania através da cultura. Mas para que isso aconteça de forma plena, a transparência na gestão dos recursos é um pilar indispensável. Assim, Lauro de Freitas poderá colher os frutos dessa importante iniciativa cultural, que deve seguir com a Aldir Blanc II.


Que Santo Amaro do Ipitanga, Deus e os Orixás sejam conosco!




Lauro de Freitas

21/10/2023

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page