Por que adiamos
Tudo transcorria para realização do evento na data programada mas a inesperada virada na tendência de queda nos casos envolvendo a Covid, fez a comissão organizadora repensar sobre a realização do evento no final de janeiro. As decisões do Governo do Estado da Bahia e do Município de Salvador de cancelarem o carnaval, as medidas restritivas impostas e principalmente a crescente nos números foram fundamentais. Mas aguardem! Assim que possível o evento acontece. Segue mantida a programação de lives referenciando a Semana de Arte Moderna. Logo divulgaremos nova programação.
METAS
Fomentar o turismo de base comunitária do município valorizando todas as práticas de economia solidária, inclusão, meio-ambiente e cooperação comunitária.
Construir um roteiro de cicloturismo comunitário e educativo que possa integrar todas as comunidades que compõem o território de Lauro de Freitas, viabilizando a interação dos ciclistas com o patrimônio histórico, cultural e ambiental.
•O cicloturismo é uma modalidade de uso da bicicleta que une o lazer esportivo do ciclismo com a experiência comunitária. Seja em uma viagem curta de um dia ou em uma aventura de longa duração, a bicicleta é uma companheira de viagem que permite uma interação ímpar entre o viajante, a paisagem e a cultura do lugar. (ASSOCIAÇÃO DE CICLOTURISMO, 2020)
•O Turismo de Base Comunitária favorece a coesão do tecido comunitário, bem como a valorização da cultural local e uma maior preservação da natureza, ocasionando, desta forma, uma melhoria na qualidade de vida da comunidade receptora ( IRVING, 2019)
Rota da Emancipação
1ª Etapa
29 de janeiro de 22
•Ponto de partida: Praia de Ipitanga
•Parada 1: Praia de Buraquinho
•Parada 2: Villas do Atlântico ( Parque Ecológico de Vilas do Atlântico)
•Parada Final: Praça da Matriz
2ª Etapa
30 de janeiro de 22
Ponto de partida: Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão
Parada 1: Barragem do Jambeiro
Parada 2: Areia Branca Parada 3: Quingoma
Parada Final: Praça do Caranguejo (Itinga)
Elementos Estruturantes
Realização dos Pontos de Cultura nas paradas do Roteiro:
Organização de Feira de economia solidária (agricultura familiar, artesanato, gastronomia local) ;
Stand Histórico (exposição de livros de atores locais, Folhetos com informações sobre as características históricas e socioculturais da comunidade (sítio turístico). Pontos de apoio nas comunidades – (Buraquinho, Villas, etc) e uma Feira mais estruturada com apresentações culturais em Igreja da Matriz e Praça do Caranguejo. Coordenação: Raquel Maia (Cesol, NAC). Apoio: Setrel