top of page
Buscar
  • Foto do escritorLauro Criativa

Viva o cordel, a poesia e parabéns a Onido Sitônio.




Neste mundo de meu Deus tem muita gente sossegada mas este não é o caso do poeta Onildo Sitônio, esse itaporanguense que aniversaria hoje, membro da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, com perfil cultural registrado pelo Paraíba Criativa, seu estado natal, e também pela Lauro Criativa, da terra que escolheu para viver.


Ainda criança teve os primeiros contatos com a literatura através das revistas em quadrinhos que adorava. Aos 14 já devorava as obras do paraibano Augusto dos Anjos, que muito lhe impressionou e, incentivado por um tio, logo estava escrevendo seus primeiros versos.







De um tempo em que a tecnologia era a escrita direta no papel, o poeta perdeu uma pasta com um vasto material poético, suficiente para um livro, ainda na juventude. Ele lembra com satisfação sua fase de estudante, o caso em que foi parar no Rio de Janeiro depois de uma farra, e acabou conseguindo um emprego e ficando por lá por um tempo.


Depois casamento, família, sobriedade e trabalho duro para manter a família, educar seus filhos, enquanto conhecia a Bahia e escrevia. Desenvolveu como poucos a técnica do cordel e é só dar o tema que ele devolve o cordel. E não demora não. Nós estávamos em uma aula virtual de teatro no final do ano passado, quando o mestre Armindo Pinto foi conduzindo o encontro. Daqui a pouco Onildo pediu licença para ler o cordel que escrevera enquanto a aula transcorria. E ficou sensacional: rima, métrica, poética, humor... características de sua obra.




Onildo também canta e é instrumentista em encontros eclesiásticos, experiência retratada em seus cordéis. Recentemente foi diagnosticado com câncer de próstata e vem fazendo o tratamento oncológico no caminho da cura. Pois, desta experiência veio o cordel “ O Exame “ que transformou-se em campanha de prevenção ao câncer de próstata.


Amante de saraus, conhece a maioria das praças da Bahia. Fui falar com ele sobre o recôncavo, pra quê? Falou da turma de Cruz das Almas, Santo Amaro, Itatim, Santo Antônio de Jesus, enfim, ele conhece as pessoas. Me apresentou ao itinguense que mantém uma banca de troca de livros no Parque Santa Rita, Isaltino Alves, o Poeta Tinoco.





E Onildo não para. Desenvolveu um produto inovador: o PLASDEL. O que é? Uma evolução do cordel para o cordel plastificado e já está organizando a produção do material. Show!



Todos temos nossos talentos, o de Onildo Sitônio é a escrita.



É isso aí poeta. Parabéns pelo trabalho, por suas lições de vida e, especialmente, por sua amizade. Muita paz, amor, saúde e esperança.



Lhe desejamos um FELIZ ANIVERSÁRIO e viva a poesia de Onido Sitonio.




Veja mais sobre Onildo Sitônio no seu perfil na laurocriativa em https://www.laurocriativa.com.br/inventario/onildositonio.


bottom of page