top of page
Buscar
  • Foto do escritorLauro Criativa

AS LUTAS NEGRAS



Convidamos você para se juntar a nós participando do encontro que estamos organizando: “AS LUTAS NEGRAS”


O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído oficialmente por lei, faz referência à morte de Zumbi, o maior líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi eleito como um símbolo da luta e resistência de negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.


O Dia da Consciência Negra procura despertar a atenção da sociedade para a luta contra o preconceito, a desigualdade racial, social e econômica; o extermínio da população jovem, negra; a indiferença e o braço armado do estado no apoio às injustiças que a negritude de todos matizes, sofre.


Apesar de algumas conquistas, as lutas precisam continuar, porque, longe está o horizonte que humaniza e retira da escala degradante em que se encontra o povo negro. As lutas precisam continuar, porque para nós, não há democracia, nem direitos reconhecidos, nem respeitados.


Por fim, buscamos o reconhecimento pela construção desse país com nosso suor, lágrimas e sangue; nosso lugar na História e na dignidade almejada pelo protagonismo negado por todos aqueles que falam em paz, amor, justiça e em Deus, mas promovem a guerra, nos perseguem e nos matam.


“Apesar de você, amanhã há de ser outro dia” (Chico Buarque)


Airton Santos, Prof. Mestre Graduado em História, negro nascido no recôncavo radicado em Ipitanga há 20 anos. Um dos líderes da Casa das Ideias, colaborador da Laurocriativa. - airttonsantos@yahoo.com.br – tel. 71- 98254-2169.

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page