top of page
Buscar
  • Foto do escritorLauro Criativa

A Casa das Ideias


A *Casa das Ideias* é um lugar que habita o imaginário de todos nós, onde cada ser é livre para pensar e expressar suas elucubrações, mesmo singelas, diante da vida que nos prepara surpresas cotidianamente. Ela é, digamos, *”filha da Laurocriativa”*. Surgiu a partir das interações intelectuais travadas entre Prof. Airton e Peri Rudá acerca especialmente da cultura popular; depois, com a realização de diversos eventos online durante a pandemia quando ainda não usávamos este nome. Com a incorporação ao grupo de Terezinha Barros e Virgínia Teixeira veio a sugestão do nome "Casa das Ideias" e mais incorpado, o grupo seguiu na realização de vários encontros para discussões do cotidiano filosófico e de temas variados, sempre relacionados a cultura. Que bom!

*Professor Airton* é um intelectual de origem do Recôncavo Baiano, não poderia ser afastado da cultura popular que lhe grita aos pelos. Esta origem somada com as experiências de enfrentamento político e formação em história, lhe trouxe a este lugar, de uma liderança dentro de grupo, pelo líder nato que é; mas vai muito além não se deixando vender pelas obviedades das notícias prontas, ele é um investigador, um pesquisador da “verdade”. Suas reflexões são “sempre” justificadas pelos estudos árduos nos quais atravessa as madrugadas.


*Terezinha Barros* é uma defensora das causas feministas e pretas, uma intelectual conectada com todo o mundo por sua proficiência nas defesas das causas que abraça, uma operária da educação além de ser nossa eterna Secretária da Primeira Secretaria da Mulher no Brasil, reconhecida publicamente, benemérita e homenageada por todo trabalho realizado. Sempre dedicada e responsável ela é preocupada com a perfeição em tudo o que se envolve, e assim é porque, como ela mesmo diz, “é necessário! ”

*Virgínia Teixeira* é uma dançarina graciosa que traz o frescor da prática da dança do ventre por onde quer que passe mas também traz toda a contextualização da Psicologia que pratica arduamente, tratando pacientes sedentos especialmente de Angola, na representatividade que faz dos direitos humanos junto a ONU. Também é uma pessoa conectada com as causas culturais desde sempre, além das atividades que desenvolve como professora de dança do ventre para idoso e pessoas com deficiências física e intelectual, a quem abraça com a beleza e a humildade que emprega com tato e simpatia.

Esta é a Cada das Ideias! A Casa das Ideias amadureceu e segue seu curso natural mas sempre estaremos conectados pelos amigos que darão continuidade ao trabalho e possíveis outros que se aliaram ao processo. Estamos seguindo em colaboração com a Laurocriativa e seus vários projetos importantes, alguns deles em implementação ainda neste semestre.

bottom of page