Renato Fechine
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
Nascido na rainha da borborema e radicado cidadão soteropolitano no ano de 1981, Renato Fechine foi um prolífico artista brasileiro que perpassou por várias áreas dos palcos e fez igual sucesso em todas elas.
Além de cantar e interpretar, Fechine também atuou como compositor, arranjador, instrumentista, produtor musical e radialista. Como guitarrista, ele acompanhou vários artistas como Luiz Caldas, Margareth Menezes, Sara Jane e Ricardo Chaves. Além disso, é autor de vários sucessos de artistas consagrados como Banda Eva, Asa de Águia, É o Tchan, Terra Samba, dentre outros.
Iniciou a carreira aos 12 anos de idade, tocando guitarra, e aos 13 anos subiu em um trio elétrico pela primeira vez com a banda Salamandras.
Fechine ficou conhecido pelas composições irreverentes e se tornou um dos grandes nomes por trás do grupo É o Tchan. Foi responsável por canções como A Dança da Cordinha e A Nova Loira do Tchan. Outros sucessos compostos por ele são as músicas Lamba Tchan, Rasta Chinelo, Bebe Negão e Tempero do Amor.
Renato atuou na comédia musical “Os Cafajestes”, na época afirmou que fazer teatro era mais difícil que cantar: “No show, apesar de ter mais gente, todo mundo está bêbado, produção bêbada, artista bêbado, público também... No teatro não, as pessoas ficam quietas prestando atenção no que você está dizendo”, disse Fechine em entrevista ao Correio 24horas.
Em 2018, ele ficou internado em uma UTI do Hospital do Aeroporto com pneumonia e suspeita de contaminação pelo vírus H1N1. Em julho de 2020, Renato sofreu um acidente de moto, no bairro de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, após a sua moto cair em um buraco. Morreu na manhã de segunda-feira em fevereiro de 2021, dentro de sua casa no município de Lauro de Freitas, aos 53 anos. Fechine faleceu enquanto dormia, vítima do que teria sido um infarto.
Fontes:
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/02/08/morre-humorista-renato-fechine.ghtml
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-perfil-do-versatil-renato-fechine/
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.