Mestre Sombra
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
Liderança da capoeira em Lauro de Freitas. Líder do Grupo Cultural de Capoeira Semente da Raça Negra, mantenedor do projeto Semente do Amanhã em Ipitanga. Paulista de nascimento (30/9/1970), conta que aos sete anos foi seduzido pela visão de uma roda de capoeira na rodoviária de Campinas/SP. Um mês depois estava treinando e não parou mais. Mestre lá, quando chegou aqui na humildade que lhe é peculiar, buscou a capoeira local onde começou do zero até a graduação de mestre outra vez. Hoje atua em dias alternados na Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida onde é sua sede provisória e na Igreja Católica do Divino Espírito Santo.
Amante da pesquisa, não para só no jogar capoeira. Mantém uma biblioteca com mais de dois mil títulos, sobre as origens, histórias e personalidades da capoeira.
Valoriza as instituições e neste quesito é representante (DELEGADO) da (ABPC) Associação Brasileira de Professores de Capoeira, por onde pretende fazer o encontro de personalidades literárias sobre o tema. Ainda neste ponto, Mestre Sombra é conselheiro, representando a Cadeira de Culturas Populares no Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas.
Surpreendeu a comunidade da capoeira ao noticiar a participação no carnaval 2020 com o Bloco de Capoeira Mestres da Ginga, oportunidade em que recebeu o apoio incondicional do Mestre Tonho Matéria que mantem atividade semelhante em Salvador, estreitando ainda mais a amizade dos dois. Ninguém entende. Mas ele sabe como fazer e faz.
A pandemia Covid-19 chegou atrapalhando muito a todos fazedores de cultura e Mestre Sombra foi muito afetado. “Tivemos que parar a concretização de uma parceria de nosso projeto com o Parque Shopping Bahia, lindo demais. Foi triste!” Mas ele se reinventou e faz uso das redes sociais para poder manter seu trabalho ativo, onde também divulga toda ordem de ideias e trabalhos. E não são poucos.
Estas circunstâncias o aproximou também de outras atividades lúdicas. Atualmente apoia em parceiria o Movimento Municipal de Lutas das Pessoas com Deficiência (e Idosos) de Lauro de Freitas, sob a liderança de Josy Luz, nos encontros semanais onde ministra ensinamentos de capoeira virtualmente, participando de outras atividades como as Oficinas de Poesia Inclusiva e de Dança.
“O que mais me emociona é ver um trabalho que sonhei, que planejei, sendo realizado” diz Sombra. “Ver uma casal que se conheceu em nosso espaço, se casou, teve filho, e agora os três fazem capoeira aqui, é muito bonito” Mestre Sombra entende que existe uma necessidade de melhorar organização dos capoeiristas no município de Lauro de Freitas. “É preciso que as pessoas não pensem no retorno imediato em suas atividades. Perceber que participar de um evento sem retorno financeiro, por exemplo, não quer dizer que se fez algo de graça. O próprio participar, interagir, ouvir e se relacionar é um retorno cultural e de aprendizado que a maioria das pessoas não percebem, e isto é lamentável!”
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.