top of page

Mariquinha do Quimgoma

Mariquinha do Quimgoma

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento:11/04/1968

Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.

Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro

Email: contato@gmail.com

Telefone: (21) 9999999

Mariquinha, Roseane do Nascimento Brito, compõe o Samba de Roda Renascer do Quingoma (Quingoma de Fora) e atua também na palhaçaria com o Polo de Atores de Lauro de Freitas, tendo estreado com sua chegada ao mundo pelas mão da parteira Antônia (Falecida), no Quingoma, Lauro de Freitas, Bahia.


Ela conta que sambava criança ainda. É uma tradição familiar, do grupo quilombola. Desde sua vó (Romana Maria da Conceição, falecida ) mãe (Francisca), Tia Raquel, prima Rejane (líder), irmã Rose (mais velha), Tias (primas da avó) (Balbina) e Nicinha (falecida), Fermando (pagé do quilombo índio), e agora vamos passar para nossos filhos.


Ela destaca as apresentações na praça de Lauro de Freitas convidados pela Prefeitura, muito pequena, tinha a participação de todos. Muitos se afastaram porque se converteram ao protestantismo. Entristece ver que as pessoas se afastam por misturar os conceitos, samba e candomblé por causa do modo de vestir. Torço e a Saia Rodada. Loucura!


Hoje não há ensaio por causa da pandemia. O aniversário do grupo é no dia de São José, 19/03. Tem a plantação do aipim, tem a horta comunitária, ao lado da casa do samba de roda, no mesmo terreno.


Ela conta como se sente arrepiada quando entoam o hino que o componente do samba, Pequeno (Marivaldo) compôs: “Sou Natural de Quingoma”; o grupo todo se emociona.


A rotina acontece com ensaios aos domingos, na casa do samba e na rua, alternadamente, pela tarde, quando não tinha apresentação. São trazidas as músicas mais antigas: O moinho da Bahia queimou, por exemplo, com Mariene de Castro (cantora de samba).


Não há retorno financeiro nas atividades culturais. As vezes existe é uma ajuda de custo, o que nos leva a correr atrás. Eu atua como diarista, as vezes contratada pela prefeitura, serviços gerais, auxiliar de classe, costureira industrial.


Recebeu a Lauro Criativa com seus filhos Enzo (1 ano) ao colo e Eloisa (3 anos) puxando-a pelas pernas e Wallace (9 anos).


Ela nos trouxe a mensagem para “perseverar e manter a fé porque a vida tem momentos difíceis mas eles são passageiros. Força!”

Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.

Galeria

Vídeos

bottom of page