Mameto Kamurici
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
Nascida no dia 16 de outubro de 1964 no Rio de Janeiro filha de Gildete de Santana Neves e de Antonio das Neves, neta sanguínea sucessora e filha de santo de Mãe Mirinha de Portão, neta de santo de Joãozinho da Goméia. Presidente da associação São Jorge Filho da Goméia e do Bloco Afro Bankoma.
Atual Mameto N’kise do Terreiro São Jorge Filho da Goméia, foi intitulada embaixatriz da ONU na Áustria, mestre na técnica da confecção pano da costa (pano de Alaka), criadora do espaço kula tecelagem projeto de sustentabilidade dando origem a criação do espaço Mauanda cedido pela Prefeita Moema Gramacho ao entender e valorizar a cultura Afro descendentes no Municipio onde estão inseridos 17 terreiros que contribuíram com seus produtos que são confeccionados nesses espaços tais como o terreiro do Gantois, Casa Branca, Ile Opo Ofonjá e dentre outros.
Mameto Kamurici seu nome religioso também é conhecida por suas viagens a Europa e África , seguindo os mesmos passos de seu avo de santo Joãozinho da Gomeia e também sua mãe de santo Mãe Mirinha de Portão valorizando a comunidade construindo um legado cultural dentre eles o presente do dia 2 de Fevereiro para Kaiala ”Iemanja” e a festa de São Francisco em parceria com a colônia Z57.
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.