Grupo Cultural Samba de Roda Quingoma
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
Um grupo de moradores da comunidade de Quingoma, em Lauro de Freitas, na Bahia, decidiu resgatar uma de suas tradições: "o samba de roda”. Na comunidade remanescente de quilombo, a prática da dança surgiu quando os homens saiam para pescar e como agradecimento pela fartura todos se reuniam para dançar o samba de roda de maneira bastante alegre, segundo relatos da moradora antiga do quilombo, Ednalva dos Santos.
O grupo faz apresentações em festas e outros eventos de Lauro de Freitas. O nome “ Quingoma” se refere a uma etnia africana que se fixou na costa da Bahia, o samba de roda atrai visitantes em busca de conhecer suas tradições, com avanço das construções imobiliárias na região, os moradores tiveram que recorrer a regularização da certificação das terras ocupadas pelos quilombolas à muitas gerações.
Os ensaios de dança ocorrem na “ Casa do Samba”, um espaço cultural do quilombo onde também são oferecidas oficinas. O grupo também tem sido um gerador de renda à comunidade quilombola.
Citações
“Pelo Samba de Roda levamos a nossa história e reivindicamosa nossa existência e a defesa de nossa terra”
Rejane Rodrigues
Fontes:
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.