top of page

Capoeira Força e União

Capoeira Força e União

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento:11/04/1968

Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.

Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro

Email: contato@gmail.com

Telefone: (21) 9999999

A Associação de Capoeira Força e União foi criada por Chupinha e Humberto com o propósito de unir e compartilhar o conhecimento para todos, principalmente os jovens da comunidade do bairro Portão em Lauro de Freitas na Bahia.


A entidade trabalha com capoeira, box, atividade física funcional, dança (zumba). Funcionando conforme horários possibilitados pela regulação da pandemia. Em situações normais funciona segunda e quarta das 19 às 21h e faz apresentações de roda de capoeira e outras atividades na Praça de Portão, quinzenalmente, eventualmente na Praia de Buraquinho e nas festividades de Portão, Itinga e do Município (como o micareta, aniversário da cidade, festa da padroeira etc).


Adota uma política de cobrar um valor para manutenção das atividades porque existem despesas para manutenção do trabalho mas atende também pessoas que não podem pagar. Está planejando implementar o boxe na quadra da localidade do Pé Preto em Portão.


Ele mora em Vila Nova de Portão e a Academia fica na Rua Direta de Santo Antônio, vizinha da Igreja Católica, no caminho do Terminal Turístico de Portão, na sede da Associação de Moradores de Portão.


“Adoro a confraternização e animação dos alunos com a gente. Ver o brilho em seus olhos no decorrer das atividades” diz Chupinha: “É muito gratificante”.


Compartilhou apresentação no Parque Ecológico de Vilas do Atlântico com Aideê Nascimento (Terno de Reis Estrela Dalva) num momento muito especial.


Uma pretensão dos idealizadores deste trabalho é poder ajudar a comunidade numa rede de colaboração. Entre seus parceiros destacam o Projeto Bem Estar (Tiago Rocha) e todos os citados neste perfil.


Citações

“Crescemos em meio a arte, vivemos a arte, nos tornamos cidadãos, adquirimos o conhecimento sobre a vida através da arte."


Ricardo de Jesus e Humberto


Fonte:

Entrevista realizada com Ricardo de Jesus em 30 de abril de 2021 por Jonas dos Santos, e posteriormente complementada por Peri Rudá.

Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.

Galeria

Vídeos

bottom of page