top of page
Buscar
  • Foto do escritorLauro Criativa

Comissão vai propor ações para cultura de Lauro de Freitas


O metro quadrado mais cultura do Brasil, como diz o diretor teatral Tobé Velloso está aqui, aqui mesmo: Lauro de Freitas. Realmente para todo canto que se olhe, vê-se o desabrochar da ancestralidade, da cultura popular e também da criatividade.


Aqui, enquanto temos samba de roda, samba duro e terno de reis, também temos hip hop, jazz, rock, sertanejo; se encontramos literatura tradicional e poesia, também temos os cordéis; na dança temos o balé clássico mas também o free style, a dança afro, o contemporâneo. Temos o cristianismo e também o candomblé. Temos a riqueza da capoeira, a orquestra de pandeiros, de berimbaus, a riqueza do circo, a vida do teatro, a diversidade dos saraus, artes plásticas, quilombo, reserva indígena, artesanato, um audiovisual em crescimento, enfim, temos de tudo. É cultura e arte por toda parte!


No entanto, a maior parte destas manifestações vem se mantendo com muito sacrifício, especialmente depois do descaso com que foram tratadas durante a pandemia. A Secult não deu muita importância. Parece que existe uma pauta, talvez alguns interesses.


Hoje foi realizada uma manifestação na Câmara de Vereadores quando alguns representantes da cultura reivindicaram mudanças na Secretaria de Cultura, especialmente na gestão. Foi ponto pacífico o pedido de substituição do Secretário por desrespeito a comunidade cultural. A falta de cumprimento do Calendário das Manifestações Tradicionais, além da falta de transparência na gestão dos recursos do fundo de cultura, sem falar do descaso com que é tratada a comunidade cultural que não tem resposta às suas demandas, mesmo que negativa. Na oportunidade foi salientado também a importância da aprovação de uma Lei de Incentivos Fiscais para Cultura de Lauro de Freitas, assim como a regulamentação da contratação por editais pela Secretaria. Como resultado desta manifestação, foi proposta a criação de uma comissão com representantes da Câmara de Vereadores e da Sociedade Civil para avançar nas discussões acerca da pauta apresentada.


Enquanto tudo isso ia acontecendo, foi distribuído o Manifesto de Cultural “ É hora de Agir! ”, para todos os presentes, documento que nasceu da iniciativa da Laurocriativa a partir das manifestações trazidas no “III Fórum de Cultura: Emergência Cultural – “É Hora de Agir”!, realizado entre 26 e 27 de agosto de 2022 pelos segmentos da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), para o bom avanço das expressões culturais no município de Lauro de Freitas. Os vídeos do fórum podem ser conferidos no canal do YouTube da Laurocriativa. As demandas trazidas nesta manifestação na Câmara de Vereadores, inclusive, estão elencadas no Manifesto Cultural.


Participaram do Fórum citado, entre outras referências da cultura de Lauro de Freitas: Alcides Carvalho, Ana Magalhães, André Pereira, Armindo Pinto, Coriolano Oliveira, Cristiane Santana, Géssica Neves, NBC Crew (Ney, Big e Chocó), Gildásio Freitas, Joel Daltro, Josy Luz, Léo Teles, Márcio Wesley, Mateus Fernandes, Peri Rudá, Rejane Rodrigues, Ricardo Andrade, Renato Lima, Romário Oliveira, Roquelina Magnólia, Rubenval Menezes, Tarcísio Andrade, Tássio Revelat, Terezinha Barros, Yogi Nkrumah.


Criado também o Grupo de WhatsApp do “Fórum Permanente de Cultura”. Para entrar no grupo, fazer solicitação em e-mail: Laurocriativa.eba@gmail.com.


Estes são os caminhos em que avançam a comunidade cultural em nossa cidade. Posto isto, recomendamos a leitura do Manifesto de Cultural “ É hora de Agir! ”, assim como a participação no Fórum Permanente de Cultura. Traga sua contribuição para esta construção coletiva e em colaboração que é difícil mas necessária.







bottom of page