top of page
Buscar
  • Foto do escritorLauro Criativa

Boas vindas ao doutor: o mundo precisa de pessoas assim.





O que é realidade?


Eu sempre reflito a cerca desta pergunta. Não consigo uma resposta concreta. Sou cético com as respostas que me chegam.


Objetivamente pode parecer de fácil resposta, mas pensando bem, o objeto está sempre mudando. Ele molda-se à tecnologia atual, à compreensão da totalidade, aliás, a totalidade é muito complexa e relativa. O que está ao nosso alcance está em mudança permanente. Como disse Heráclito: “um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio”... nem o homem nem o rio serão os mesmos... e ele viveu na Grécia antiga... A busca da compreensão subjetiva da realidade complica ainda mais, afinal nada muda mais que o sujeito. No tempo e no espaço.


Então, vamos admitir as realidades simplificadas pelos “donos” dos conceitos, como o grande opositor de Heráclito, Parmênides, para quem a essência do “ser” era imutável, e as mudanças só aconteciam na superfície.


É trabalhoso compreender o processo de construção do conhecimento. Estudar com seriedade os fatos é tarefa para poucos que se dedicam muito. Agora, estudar os fatos sociais, em movimento, dentro da comunidade, interagindo com as experiências “in loco”, é muito mais difícil. Sem falar do primeiro passo que é a conquista de ingressar em um projeto de pesquisa, também nada fácil. Foi isso que fez e continua fazendo nosso conterrâneo Professor Dr. Tássio S. Cardoso, Revelat, primeiro com sua pesquisa de mestrado concluída com êxito e agora com o doutoramento que conclui no dia 02/12/2022, sem perder o foco, mantendo-se coerente e leal com suas palavras como eu mesmo pude testemunhar, diversas vezes, em defendendo convicções, compartilhando ações, conectando pessoas, polinizando ideias, vivendo coletivamente as emoções.





Nos conhecemos por ocasião da implementação do Cicloturismo de Base Comunitária, um projeto ousado em articulação com diversos seguimentos de nossa comunidade como cultura, inclusão, turismo, ecologia, educação, política, logística, entre outros. Infelizmente, à época não tivemos a efetivação das promessas de apoio do poder público para o evento público inaugural, no entanto, o projeto é uma realidade. Vivenciamos uma série de lives temáticas sobre o Cicloturismo, a cultura e o Centenário da Semana de Arte Moderna, com a realização de quatro saraus temáticos além de encontros semanais em rotas de cicloturismo, visitando comunidades e experimentando o turismo e cultura locais, com o grupo Pedal Zen e apoio do Instituto Amantes do Conhecimento, ambos idealizados por Revelat, com a Laurocriativa sempre esteve presente no processo de execução.


Em uma comunidade com a riqueza de representações culturais como Lauro de Freitas, diante das dificuldades econômicas comuns a todos os cantos de nosso país, especialmente acirrados pela pandemia, guerra e a polaridade política, o enfrentamento a que se propôs Professor Dr. Tássio Revelat precisa ser valorizado e reverenciado pois serve de exemplo para todos nós. Recentemente nosso futuro doutor esteve no Chile onde compartilhou sua pesquisa, levando o nome de nossa cidade ao IX Congresso Latino-Americano de Investigação Turística, com a participação de 13 países e 20 Universidades.

A realidade pode ser complexa, mas sua compreensão será bem mais fácil se a gente contar com pessoas como o Professor Dr. Tássio Revelat por perto. Contamos com você Professor!



A tese de doutoramento do Professor Dr. Tássio S. Simões será aberta ao público. Com certeza estaremos lá e convidamos a todos os parceiros e amigos a comparecerem.



Serviço:

Apresentação da tese de doutoramento do Professor Mestre Tássio S. Cardoso (Revelat), seguida de apresentações culturais.

Quando: 2 de dezembro de 2022, das 9h às 12h

Onde: Auditório Milton Santos, UNEB, Campus Cabula, Rua Silveira Martins 2555.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page