Terreiro Ilê Axé Ajagunã
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
Integrantes
Babalorixá Balbino Daniel de Paula – Ilê Axé Opô Agantu – Ailton do Espírito Santo – Odé Faromin – Nininha de Oxaguiã, Sisi de Oxafulã, Bido de Oyá e Rôxa de Nana – Oficodé da Casa de Pai Nitinho
História
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia ( IPAC – BA ) em 21 de março de 2005, no tombamento que foi feito na sede do terreiro estavam presentes a superintendente de Cultura, SôniaBastos, representando o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Gaudenzi e Júlio Braga, diretor geral do IPAC-BA.
Desde 1986 desenvolve inúmeros projetos sociais na Fundação do Centro Comunitário Recreativo e Beneficente Ajagunã. Atividades de cunho social do terreiro são realizadas em parceria com as três esferas governamentais e envolvem programas como o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Além disso, em parceria com a secretaria de saúde do estado da Bahia, desenvolve programas de planejamento familiar com a comunidade local.
A princípio Pai Aristides hesitou em se tornar Babalorixápor saber das enormes responsabilidades que teria o representante da presença Ketu na Bahia, através do culto do orixá Ajagunã, nome dado ao Oxalá mais jovem nos rituais do Candomblé.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org>wiki>Ilé_Axé_Ajagunã https://www.ipatrimonio.org>lauro-de-freitas-terreiro-ile-axe-ajaguna
https://pt.linkfang.org>wiki>Ilê_Axé_Ajagunã
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.