Mestre Souza

Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
Professor de música, Manoel Raimundo de Souza nasceu em Campina Grande, na Paraíba, e ainda muito pequeno mudou-se com os pais para a cidade de Feira de Santana.
Desde criança adorava brincar de construir instrumentos: bastava uma tira de elástico e um pedaço de pau e tudo já estava resolvido. O professor aprendeu a tocar sozinho e, aos sete anos, já fazia algumas apresentações.
Nos anos 1980 graduou-se em música pela Universidade Católica do Salvador, agregando conhecimento à prática. O seu despertar musical foi suscitado pelas emissoras de rádio.
“As famílias ficavam ao redor do rádio para ouvir músicas, notícias, futebol e até novelas. É claro que eu adorava ouvir música e sonhava tocar numa rádio". Não demorou e seu sonho foi realizado: ainda menino tocou inúmeras vezes na Rádio Sociedade de Feira de Santana.
Manoel de Souza serviu à Aeronáutica, casou e veio morar definitivamente em Lauro de Freitas em 1960; mas já conhecia a cidade desde 1956.
"Na década de 50, Lauro de Freitas, ou melhor, Santo Amaro de Ipitanga [nome original da cidade] era apenas um vilarejo com pessoas acolhedoras. Só para se ter ideia, carro era uma coisa luxuosa e bicicleta raridade. A vida musical de Santo Amaro de Ipitanga era voltada para as tradições culturais, existiam poucos violeiros e nenhum estudava como deveria".
Sempre bem vestido e de bem com a vida, o professor era um homem apaixonado e comprometido com a música. Dizia que era muito 'caprichado' e que gostava de estudar. Os moradores mais antigos dizem que Souza fazia o que bem queria com o violão e que era impressionante a sua habilidade.
“Os colegas me procuravam para tocar canções românticas e chorinhos em roda de poetas e intelectuais da cidade, era uma época boa. Lembro que alguns noivos chegaram a me convidar para fazer serenatas debaixo das janelas de suas noivas. E eu ia com o maior prazer, chegávamos de ponta de pé e com sutileza puxava as cordas do pé de pinho [o violão] e tocava mais ou menos assim".
Os conhecimentos práticos e teóricos fizeram dele um exímio professor e músico. O maestro Manoel Raimundo de Souza ministrava aulas de musicoterapia, técnica vocal, violão, teclado, cavaquinho e bandolim.
"A música representa vida e sem ela eu não teria a idade que tenho. A música é uma porta para além do imaginário, uma linguagem universal que une e desperta mil sentimentos. Acho que a música deveria estar nas escolas, nas grades escolares, assim como as outras matérias", apronta Souza.
Após seu falecimento no ano de 2013, mestre Souza foi homenageado dando nome à Rua Manoel Raimundo de Souza, no centro da cidade de Lauro de Freitas, onde passou grande parte da vida.
Fonte:
https://www.blogdomarciowesley.com.br/2021/02/mestre-souza-musica-representa-vida-e.html
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.
Galeria

