top of page

Dona Maria

Dona Maria

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento:11/04/1968

Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.

Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro

Email: contato@gmail.com

Telefone: (21) 9999999

Maria das Dores Conceição, conhecida como Dona Maria de Marumbá, nasceu pouco depois da proclamação da Lei Áurea assinada pela princesa Isabel, filha de Dom Pedro II. Mas apesar da lei já estar em vigor, infelizmente seus pais ainda recebiam tratamento de escravos. Já no início dos anos 1940 ela se mudou para Santo Amaro de Ipitanga (nome antigo dado para atual cidade de Lauro de Freitas) passando a trabalhar duro para sustentar sua família.


Ela costumava viajar no lombo de um jegue até Salvador, onde vendia sua farinha de mandioca e seus deliciosos beijus na feira de São Joaquim, um percurso diário, longo e cansativo. Também ganhava dinheiro lavando os uniformes de militares, no rio Ipitanga, além de praticar trabalho de curandeira com uso de ervas medicinais, conhecimento que adquiriu de seus familiares.


Ao todo, Dona Maria teve 13 filhos, na sua juventude amava dançar Samba de Roda e bastante devota do Candomblé pela qual foi instruída por seus pais, e essa foi a vida da mulher mais velha a viver em Lauro de Freitas, que nos deixou em 2007, sendo bastante querida por todos de sua comunidade e sendo considerada um exemplo de vida a ser seguido e uma “memória viva” de Lauro de Freitas no início do século passado.


Fonte: https://www.blogdomarciowesley.com.br/2021/02/dona-maria-de-marumba-um-exrmplo-de-vida.html

Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.

Galeria

Vídeos

bottom of page