top of page

Daminhão Experiença

Daminhão Experiença

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento:11/04/1968

Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.

Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro

Email: contato@gmail.com

Telefone: (21) 9999999

Nascido na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, Damião Ferreira da Cruz teve uma infância conturbada e precária. Era constantemente maltratado pelos pais, tendo decidido fugir de casa no começo da adolescência e indo morar no estado do Rio de Janeiro.


Como uma das mais importantes personalidades na contracultura do Brasil, Daminhão Experiença foi um cantor, compositor, letrista, produtor e instrumentista, que virou referência para muitos artistas da MPB, do pop e do rock nacional. Entre eles, grandes nomes como Rogério Skylab, Lulu Santos e Titãs.


Em sua carreira, gravou mais de 30 vinis, vendidos por ele mesmo nas calçadas da praia de Ipanema. Nunca assinou um contrato com uma gravadora. Sua participação mais ilustre em discos foi com vocais de apoio na faixa “Forró de Janeiro”, do álbum “Pérola Negra”, lançado por Luiz Melodia em 1973.

Por seu comportamento socialmente fechado, Daminhão Experiença não gostava de dar entrevistas e jamais assinava qualquer documento. Por este motivo, foi prejudicado ao longo de toda sua carreira nos ganhos de direitos autorais pelas músicas que compunha.


Recluso em um apartamento no bairro de Copacabana até o final de sua vida, Daminhão Experiença morreu no dia 10 de dezembro de 2016, na capital fluminense, aos 81 anos de idade.


Fontes:

http://www.palmares.gov.br/?p=48645#:~:text=Seu%20nome%20real%20era%20Dami%C3%A3o,Est%C3%A1cio%2C%20na%20zona%20norte%20carioca.

https://oglobo.globo.com/rio/da-lenda-ao-ostracismo-historia-de-daminhao-experienca-18087617

Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.

Galeria

Vídeos

bottom of page