Cangaceiros de Ipitanga
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
História
Como um dos movimentos de cultura nordestina em Lauro de Freitas na Bahia, o bloco mostra a sua força na alegria aos foliões para o cortejo junino da cidade. A cada ano trazendo um tema variado, em sua última apresentação em junho de 2019 teve como tema “o cangaço conta a história do povo ipitanguense” homenageando as grandes personalidades de Santo Amaro de Ipitanga, antes da pandemia de COVID-19 cancelar os festejos juninos de Lauro de Freitas para 2020.
O bloco teve como fundador o ativista cultural Edivaldo Ferreira, segundo ele o bloco junino dos cangaceiros tem como função “embelezar” o São João de Lauro de Freitas, assim fomentando a cultura do povo nordestino, além de ter uma identidade com cangaço brasileiro como expressão de paz.
O bloco tem como foco simbolizar o grupo de cangaceiros, que embora na sua história sejam vistos como grupos armados de justiceiros contra o coronelismo do sertão, no bloco a manifestação é diferente, nele a história do cangaço é levada para a parte cultural.
Economia Solidária
Durante os preparativos, a comunidade é envolvida no processo, são utilizados na confecção de vestes e acessórios e divulgação, artesãos,costureiras, grafiteiros, além de equipes de vendas, decoração e produção, os Cangaceiros do Ipitanga promove geração de renda, uma nova forma de empreender, através da economia criativa.
Fontes:
https://leiamaisba.com.br https://m.facebook.com/cangaceirosde.ipitanga
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.