top of page
Buscar

Uma reparação histórica com a presença do Recôncavo Norte na consolidação da Independência do Brasil

Foto do escritor: Lauro CriativaLauro Criativa


Por volta do ano 2001, ao iniciar as pesquisas que culminou na publicação de seu primeiro livro Do Joanes ao Jacuípe, uma história de muitas querelas, tensões e disputas locais, o professor e historiador, Diego Copque, teve contato com as primeiras fontes relacionadas à participação do Recôncavo Norte da Bahia nas batalhas do Dois de Julho. Em 2021, ao publicar seu primeiro livro, Diego Copque fez uma abordagem sobre a participação da região nas lutas pela independência. Ainda em 2021, a pedido do professor, Diego Copque e a vereadora Fafá de Senhorinho de Camaçari, baseada no referido livro, fez indicação de nº 415/2021 ao chefe do Executivo municipal para que reivindicasse, aos órgãos competentes, a inserção do município de Camaçari no roteiro da passagem do fogo simbólico bem como das celebrações do Dois de Julho, principalmente do bicentenário. A indicação da vereadora foi aprovada, em 18/05/2021, por unanimidade, e, ainda assim, o Executivo municipal não atendeu a indicação do pedido de reparação.


Fotos: 1- Corrida com o fogo simbólico; 2- Passagem do fogo simbólico para Camaçari; 3- Acendimento da "pira" em Mata do São João



Em agosto de 2021, após ter tomado conhecimento da publicação do livro Do Joanes ao Jacuípe, uma história de muitas querelas, tensões e disputas locais e das pesquisas do professor Diego Copque, o jornalista, Márcio Wesley, e o professor, Coriolano Oliveira, moradores de Lauro de Freitas, procuraram o professor Copque para conversar sobre a possibilidade da participação do município de Lauro de Freitas no pleito de reparação histórica. Nesse encontro o professor, Coriolano Oliveira, falou de sua pesquisa relacionada à participação de João Ladislau de Figueiredo e Melo nas lutas pela independência e da biografia de seu neto José Álvares do Amaral. Diego Copque ressaltou que a família, Álvares do Amaral, havia sido objeto de estudo em sua conclusão no curso de bacharelado e licenciatura em história pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), e, portanto, conhecia bastante a biografia dos referidos personagens. Na oportunidade, ressaltou a participação dos municípios de Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Camaçari e Mata de São João em todo o processo da guerra pela independência, que o pleito de reparação histórica teria que envolver os quatro municípios em questão, e que os mesmos faziam parte do Recôncavo Norte.


Momentos de comemorações com o Samba Chula Filhos de Óyo e o Caboclo de Parafusos



O historiador Diego Copque, com recursos próprios e baseado exclusivamente em seu trabalho de pesquisa, publicou, no dia 28 de maio de 2022, o seu segundo livro, A presença do Recôncavo Norte da Bahia na consolidação da Independência do Brasil, buscando evidenciar a participação da região na guerra.


Chegada em Camaçari para pronunciamentos



Com a publicação do livro, o movimento de reparação, conduzido pelo professor Diego Copque, cresceu nas redes sociais e nos meios de comunicação da região, sendo formada uma comissão em prol de reparação composta por representantes da sociedade civil, como o jornalista Márcio Wesley, que publicou em seu blog alguns artigos extraídos das pesquisas e publicações do professor Diego Copque. Após forte engajamento nas redes sociais, promovido pela sociedade camaçariense, com publicações de vídeos e depoimentos, houve adesão dos poderes Executivo e Legislativo dos quatro municípios, e a representatividade do grupo passou a ser denominado de Consórcio Intermunicipal Recôncavo Norte, quando Diego Copque, produziu e enviou uma correspondência à Fundação Gregório de Mattos e outras intuições envolvidas com os festejos do Dois de Julho reivindicando a reparação cujo pleito foi reconhecido em maio de 2023, pela Fundação Gregório de Mattos,assegurando assim a participação, anualmente, desses municípios nas celebrações da consolidação da Independência do Brasil na Bahia. Por essa razão reconhecemos a importância dos estudos do professor e historiador, Diego Copque, bem como da publicação de seu livro que, graças a ele, e ao empenho dos demais envolvidos, os municípios de Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Camaçari e Mata de São João foram inseridos no contexto dessa histórica reparação.





Oswaldo César Fernandes Copque.


Especialista em Formação de Currículo Científico, Tecnológico e Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bacharel em Turismo pela Faculdade Visconde de Cairu. Doutorando especial 2023.1 PPGDMMDC - DCHT/UNEB-Camaçari. E-mail: ocopque@hotmail.com



Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
Verde-azulado e Laranja Simples Negrito ONU Modelo Promover Meu Clube Escolar Panfleto (15
forum permanente.jpg
Design sem nome (8)_edited.jpg
WhatsApp Image 2022-09-02 at 01.43.17.jpeg
marcio2.png
AMIGOS DA INCLUSAO_edited_edited.jpg
WhatsApp Image 2021-05-20 at 00.20.41.jp

Participe de nossas atividades. Cadastre um peril cultural. Seja voluntário!

bottom of page