top of page
Buscar
  • Foto do escritorLauro Criativa

Sarau do Quintal homenageia a Barraca da Gávea na próxima quinta-feira, a partir das 19h


Amigos, estamos no mês de aniversário do empreendimento comercial, que certamente mais contribuiu com a cultura, com o social e o esporte de nossa cidade. Estamos falando da Barraca da Gávea, ex-propriedade de Coriolano Oliveira que é, antes de mais nada, um promotor de ações de incentivo a empreendimentos culturais, sociais, esportivos e associativismo. No entanto, esta sua gana por promover estas ações, precisou de ter um lastro financeiro e foi através de seus empreendimentos que sustentou a paixão pela cultura, pelo social e pelo esporte.


Dentre seus negócios, a menina de seus olhos foi a Barraca da Gávea, que ele manteve durante décadas e recentemente passou adiante mas continua firme com seus projetos, colaborando, apoiando, pesquisando e estudando em incansável contribuição a nossa cultura, o que mantem com o projeto GÁVEA CULTURAL. É como ele fala “me sinto um menino” quando se refere a suas ações na sociedade laurofreitense, cidade que conhece como poucos e que tanto ama e reverencia.


Batendo duas palmas em sinal do encontro entre o céu e a terra, seguido do movimento de abrir os braços simbolizando a abertura do coração para sentir a força vital, ele ritualiza a comemoração à vida, entre sorrisos e conselhos primorosos aos que com ele convive.


Um dos poucos ativistas independentes, ele continua firme, afinal somos o “metro quadrado mais cultural da Bahia” e ele conhece bem este pedaço de chão, conhece as pessoas simples, os mestres de cultura, os espaços culturais, enfim, conhece muito, além de manter um acervo de pesquisa vasto e riquíssimo. Sempre conectado com as pessoas, com o bom papo que lhe é peculiar, cativa a todos com seu sorriso e simpatia. “Um bonito!” como trata os amigos mais próximos.


Fã incondicional do amigo Professor Gildásio Freitas, o Guardião da Cultura de Lauro de Freitas, a quem sempre reverencia quanto o assunto é cultura, pela parceria dos tantos anos de convivência e amizade, com quem dividiu a honra de estar junto em algumas iniciativas de colaborador-fundador de algumas instituições em nossa cidade como o Conselho de Cultura e a Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas - Alalf, Coriolano também esteve presente na organização/fundação da Sociedade Amigos de Vilas do Atlântico - Salva e da Associação Comercial dentre outras.

Coriolano é um homem que merece toda reverência, por todo serviço prestado a cultura de nossa cidade e a Barraca da Gávea deixou saudades nos laurofreitenses e também nos turistas que a frequentavam e guardam o carinho e saudade à Barraca da Gávea e a amizade a Cori. Parabéns a Barraca da Gávea com sua história escrita por Cori e seu legado, que continua com o projeto da Gávea Cultural, dando sequência aos trabalhos.





Peri Rudá




bottom of page