O Festival Coletivo de Poesias é uma excelente oportunidade para celebrar a arte da poesia e homenagear grandes poetas como Castro Alves. O aniversário do poeta, em 14 de março, é uma data muito importante para os amantes da literatura brasileira e para aqueles que valorizam a luta pela liberdade e pelos direitos humanos, temas recorrentes na obra de Castro Alves. Participar de eventos como estes é uma forma de manter viva a memória do poeta e incentivar a produção poética contemporânea, dando voz a novos talentos e promovendo a diversidade cultural.
Amanhã estaremos no cortejo que celebra o aniversário do Poeta. É uma festa! Estão todos convidados a passearem da Praça da Piedade até a Praça Castro Alves com diversos poetas consagrados, a partir das 9h, com espaço e microfones abertos para ouvir sua declamação e sua poesia. Momento em que estaremos divulgando nosso Festival Coletivo de Poesias que se encontra com inscrições abertas em www.laurocriativa.com.br.
O Festival Coletivo de Poesias foi lançado no início de março durante a Jornada Pedagógica. Março é o mês do poeta baiano Castro Alves, que viveu apenas vinte quatro anos imortalizado por seus poemas de defesas e lutas: abolicionista (Navio Negreiro), republicano (Pedro Ivo), democracia (O livro e a América) .... Assim teremos duas alternativas temáticas para o festival: a primeira, “Qual a sua luta? Qual a sua guerra?”, a segunda, Livre. Uma comissão avaliará as poesias para uma publicação virtual e publicação em livro físico. A ideia é que a publicação virtual contemple todas as poesias selecionadas mas a publicação física seguirá as orientações dos editores e patrocinadores.
Este festival será uma festa na terra que acolheu dez edições do Festival “A Noite do Poeta” nos anos 80, referenciado com o “Prêmio Tude Celestino de Poesia” que ocorria no Cine Teatro de Lauro de Freitas, à época organizado pela também Poeta Valéria Vaz (então diretora do Cine Teatro), em parceria com a ativista cultural e artista plástica Débora Fontes.
Participem!!!
"Ó musa dos versos livres,
Que embala o coração dos poetas,
Vamos celebrar um dia especial,
O aniversário do mestre das letras.
Castro Alves, filho da Bahia,
Com sua poesia libertária,
Que a lutar, a todos inspira,
Seja em voo ou mortalha.
E neste dia tão especial,
Vamos celebrar a poesia,
Em rimas e versos, em festival
Que nos encham de alegria.
Que a arte poética nos una,
E nos faça lutar pela igualdade,
Que os nossos versos sejam fortes,
E ecoem por toda a humanidade.
Parabéns, Castro Alves,
Pelo legado de poesia e luta,
Parabéns a festa da poesia,
E a quem aqui declama mas também escuta."
E viva a poesia!
Peri Rudá, 13/03/2023
コメント