Festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:11/04/1968
Atividades artístico-culturais: cantor, compositor e violinista.
Área de Atuação: Estado, Região, Cidade e Bairro
Email: contato@gmail.com
Telefone: (21) 9999999
Data de Comemoração: 15 de janeiro
Ano de Criação: 1608
Local de Realização: Lauro de Freitas – BA
História
A festa do padroeiro de Lauro de Freitas na Bahia, teve início com a construção da Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga, para homenageá-lo. Nestes mais de quatro séculos de caminhada, os fiéis participam de novenários e missas. O dia festivo sempre é celebrado no dia 15 de janeiro.
Todos os anos, a festa tem um tema central em 2021 foi “E a palavra se fez carne e a carne se fez pão”, como de costume no dia festivo foram realizadas missas em diferentes horários.
A paróquia foi erguida por padres jesuítas, sob a orientação do padre José de Anchieta, com uma estrutura de paredes de alvenaria mista de pedras e tijolos. Sendo tombada pelo IPHAN (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1944 e passando por duas reformas nos anos de 1975 e 2019. Atualmente sob a administração do padre Juraci Gomes, a paróquia é composta por sete comunidades: São Mateus, São Pedro, São João Batista, Bom Pastor, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças e Matriz.
Assim como outros festejos, a comemoração do padroeiro é patrimônio cultural de Lauro de Freitas que atrai milhares de fiéis na praça da Matriz.
Fontes:
Sua musicalidade brasileira e suas interpretações arrojadas conquistaram, além de um público fiel, os elogios da crítica. Como intérprete, Erick trabalhou com os grupos Cesta Básica (PB), Mercedes Band (CE) e Grupo Etc e Tal (AL), já com os grupos Sine Qua Non (PB) e Zaraquê Trio (RN) gravou álbuns onde atuou também como compositor.